O incrível ser titânico, o cerambicídeo (Titanus giganteus), é o maior de todos os besouros (Ordem Coleoptera/Classe Insecta) até então descoberto e está entre as espécies dos maiores insetos do mundo. De ocorrência Neotropical, e de particularidade rara, é encontrado na América do Sul: Brasil ( na Amazônia), Peru, Venezuela e Equador.
Acessem os vídeos abaixo:
Por ser membro da família da família Cerambycidae, o T. giganteus é facilmente reconhecido pelo aspecto geral do corpo, principalmente pelo alongamento das antenas, o que o levou a denominação de Longicornes. Também são conhecidos como serra-pau ou brocas. O comprimento do seu corpo pode chegar a 17 cm de acordo com especialistas.
C. Nahaboo |
Eles vivem discretamente nas florestas, onde as formas imaturas se alimentam de madeira em decomposição debaixo da terra. Os adultos são ativos durante algumas semanas, e vivem em busca do par perfeito durante a época mais quente e úmida do ano.
Apesar dos rumores de que estes insetos são capazes de cortar um lápis ao meio com suas mandíbulas poderosas, eles não representam nenhum perigo para os seres humanos, embora alguns suspeitam que eles poderiam fazer algum dano a um dedo descuidado ou curioso. NÃO CHEGUE MUITO PERTO!
Referências:
- Silveira, M. A. P. A., Análise Faunística de insetos nas margens do alto rio Madeira, Porto Velho, Rondônia, Brasil. Tese. ESALQ-Piracicaba, 2010.
- http://professorbolha.blogspot.com/2010/11/escaravelho-titanus-giganteus.html
- http://www.nhm.ac.uk/nature-online/species-of-the-day/biodiversity/loss-of-habitat/titanus-giganteus/index.html
- http://www.flickr.com/photos/insectopolis/3834402704/
- http://www.cc-mg.org/essays/2010-12-09%20good_bugs_of_maine%20-%20the%20beatles.pdf
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerambic%C3%ADdeo-gigante
- http://galileu.globo.com/edic/107/sem_duvida1.htm
0 comentários:
Postar um comentário