Conhecidas como taturana, tatarana, marandová, lagarta de fogo ou mondrová, (do tupi tata= “fogo” e rana = “semelhante”), esta beleza verdejante corresponde a fase larval (lagarta) da mariposa "olho-de-pavão-alaranjado" da família Saturniidae, a Automeris illustris (Walker). Bonitas, porém perigosas.
![]() |
Bortolin, T.M. (2011). |
![]() |
Bortolin,T.M. (2011). |
Relatadas em eucalipto, bananeira, algodoeiro, citros, fícus, jacarandá, Pata-de vaca, café, entre outros, sendo consideradas polifitófagas, qualquer pessoa seja um produtor, ou apenas um curioso ao tocá-la, logo percebe a consequência. - Lembro-me quando criança a avó dizia: “Cuidado! Não toque! Ela queima!“- Porém a insatisfação com a advertência criava na criança o dilema: Toca ou não toca?
O modelo proibitório da maçã de Adão e Eva se transfigurava na ornamentação harmoniosa dos apêndices urticantes da lagarta. A tentação da curiosidade levava ao fato consumado: "Ai que dor! Ai que dor!" O contato provocara o Erucismo: Lesões dermatológicas e reações alérgicas. Culpa da irresistível beleza.
![]() |
Lesão causada por um saturnídeo. Cardoso, & Haddad Jr., (2005). |
![]() |
Fêmea:direita. Macho: Esquerda . Specht, A.; Formentini, A. C., Corseuil, E. (2006). |
O encanto a imagem sempre esteve associado a perigo. Cleópatra provocou a morte de homens rendidos a suas bonitas formas; Narciso se afogou ao encantar-se a sua própria imagem refletida sobre a lâmina d'água. Beleza e Sofrimento andam juntos. Mas é com atenção ao belo que a natureza executa suas forças rumo a perfeição.
A seleção natural fez o seu melhor pedido no menu da evolução. A combinação: armadura pilosa urticante + hábito gregário + camuflagem da lagarta, acompanhada do surpreendente mimetismo do adulto: Olho-de-pavão-alaranjado (característica favorável que o confunde a outro animal), proporcionaram perpetuação aos indivíduos desta espécie. Predadores e curiosos de plantão foram e são mantidos a distância, após, é claro, haver um primeiro contato: Mas que seja belo, enquanto não doía.
Referências:
- Specht, A., Aline C. Formentini A, C., Corseuil, E. Biologia de Automeris illustris (Walker) (Lepidoptera, Saturniidae, Hemileucinae). Rev. Bras. Zool., vol.23, no.2, p.537-546. 2006.
- www.wikipedia.org
- Cardoso & Haddad Jr. Acidentes por Lepidópteros (larvas e adultos de mariposas):
estudo dos aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos. An. Bras. Dermatol. 2005;80(6):573-8.
0 comentários:
Postar um comentário