Páginas

INSETOS NOTURNOS E A ARMADILHA LUMINOSA


A armadilha luminosa é feita de um conjunto de pás ao redor de uma lâmpada que emite a radiação ultravioleta (300 e 390 mµ). Este espectro luminoso é considerado o mais importante na atratividade dos insetos alados noturnos, os quais possuem fototropismo positivo, ou seja, os insetos são atraídos pela luz. Essa atração age aproximadamente entre as 19:00 e 5:00 horas.

Coleta de Insetos Noturno -  Franca, 9/9/11  Gravena LTDA.
Em ambientes agrícolas, um dos grupos de maiores expressão capturado nas armadilhas são os lepidópteros-praga, mais especificamente os pertencentes a família Noctuidae. Dependendo da cultura que a armadilha é montada pode se interceptar os adultos das principais pragas. Por exemplo, na soja, pode ser capturado Pseudoplusia includens, Anticarsia gemmatalis, no milho Spodoptera frugiperda, Helicoverpa zea, no algodão, Alabama argillacea, e na cana Pseudaletia spp.

Lâmpada ultravioleta acesa
Insetos noturnos capturados

Assim a armadilha luminosa possui alta eficiência na amostragem populacional de insetos de interesse econômico, em estudos de dinâmica, na ecologia de populações, migração, e aspectos comportamentais de voo.


 Fontes: 


http://www.biocontrole.com.br, acesso em 9/9/11 as 21:55.
- Specht, A; Corseuil, E. Diversidade dos noctuídeos (Lepidoptera, Noctuidae) em Salvador do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Bras. Zool. vol.19  supl.1 Curitiba Julho 2002.




2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia! Trabalhamos com armadilhas para mariposas da Helicoverpa Armigera, cochonilhas, besouros, percevejos entre outros insetos.

Soluções autônomas com energia solar que podem ficar durante toda a safra na lavoura.
Cobertura de 5 a 10 hectares por armadilha.
Preços variando de R$2.000 a R$3350 dependendo do modelo e da tecnologia da armadilha.

Faça seu contato, despachamos para todo o Brasil.
Maxima Equipamentos.
maximaequipamentos@gmail.com

Anônimo disse...

Poderiam, por favor, indicar um fornecedor da lampada recomendada para a armadilha?

 
Download this Blogger Template From Coolbthemes.com