Páginas

O "MEL" DOS PULGÕES

Na natureza, uma importante interação ecológica é o Mutualismo, que pode ser definido como uma interação benéfica recíproca entre indivíduos de duas espécies.  E um dos melhores exemplos dessa interação é a relação entre formigas (Hymenoptera) e insetos produtores de Honey-dew. Mais especificamente, falamos dos hemípteros pertencentes a subrodem Sternorryncha (pulgão, mosca-branca e cochonilhas) e Auchenorryncha (cigarrinhas).

Pulgões em algodão aguardando a ordenha pelas formigas
Honey-dew nada mais é do que uma substância adocicada de carboidratos, aminoácidos e água proveniente do floema da planta a qual o hemíptero se alimenta. Atraídas pelo Honey-dew como recurso alimentar, as formigas promovem a proteção aos produtores dessa substância açucarada, contra os inimigos naturais: Predadores e parasitóides. Estes insetos benéficos, por sua vez, enfrentam uma redução na sobrevivência, abundância e distribuição espacial em suas populações.
Para reduzir a presença de hemípteros-pragas favorecidos pela produção do Honey-Dew, medidas de controle devem ser tomadas, mas sempre atendendo os princípios básicos do Manejo Ecológico de Pragas (MEP). Se há presença de inimigos naturais e os hemípteros-pragas estão abaixo do nível de ação, deixemos que a relação mutualística, um tanto quanto melosa, perdure por um tempo a mais.


Veja o vídeo mostrando a fazenda de Honey-Dew:

Fontes: 


Styrsky, J.D. and M.D. Eubanks. 2007. The ecological consequences of interactions between ants and honeydew producing insects. Proceedings of the Royal Society, Series B 274:151-164.


Gravena, S. Manual Prático de Manejo Ecológico de Pragas dos Citros. Jaboticabal: Gravena (Ed.). 2005. 372p.

0 comentários:

 
Download this Blogger Template From Coolbthemes.com