Páginas

CRI... CRI... CRI...


A abelha e a vespa zumbem. E a cigarra e grilo? CRI... CRI... CRI... Tempo esgotado! Eles estridulam!
O grilo estridula ou “Canta”, este último para os romancistas, pelo atrito de uma borda afiada, a palheta, na base da asa anterior ao longo de uma crista estriada, a lima, na superfície ventral da outra asa anterior. Quando a canção é produzida, as asas frontais erguem-se, movendo-se para frente e para trás. O som produzido por um único movimento das asas anteriores é chamado de pulso e cada espécie possui característica, taxa e modo de agrupamento de pulsos diferentes.
 Os cantos dos grilos são musicais! 9° sinfonia de Beethoven? Que nada. Para um Orthoptera seria algo parecido com a 13ª Nocturne Grillydae.  Esplêndido! O canto apresenta um tom definitivo que pode variar de 1.500 a 10mil Hz dependendo da espécie. Os grilos de campo e de chão (Gryllinae e Nemobiinae) emitem uma canção de corte especial que leva a cópula na presença da fêmea. A canção do grilo pode ser observada como poderosa ferramenta da bioacústica, a qual analisa a evolução dos mecanismos acústicos, e através disso, a evolução dos animais que os utilizam.
Exemplificando a pergunta do começo, note que quando demoramos em responder a uma pergunta, seja mais precisamente pela falta de conhecimento, ou em um Stand Up Comdedy Show pela ausência de graça, é muito comum após o time out, aparecer o som de um grilo estridulando. Entendeu? CRI...CRI...CRI...
Então, vejam como acontece o estridular de um grilo no vídeo abaixo, e como foi empregado na série de televisão americana de desenho animado, o Bob Esponja, criado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg.


Macho de Grillus campestris estridulando from Blognatura on Vimeo.



Spongebob SquarePants - Squirrel Jokes from A2010 Alpha on Vimeo.



Fontes:
Triplehorn, Charles A. Estudo dos Insetos. Ed 7ª. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/SpongeBob_SquarePants, acesso em 07/nov/11.
Berenbaum, M. OVO Achievers. American Entomologist. Fall 2011. v.57. n.3 p.133.





0 comentários:

 
Download this Blogger Template From Coolbthemes.com