Páginas

O FALSO BEATO




Infância doce. Minha 2ª Mãe Maria quem me criou. Ela sim me reprendeu! Lembrança marcante para um observador de 8 anos que se deparou com um Louva-a-Deus. “Menino, não o machuque!” “Ele é de Deus!”. Quem disse que eu iria machucá-lo? Curiosidade. Ele balançava pra lá, balançava pra cá. Fixação! Parecia que aquele inseto de 7 cm e verde estava me hipnotizando.  Ele é de Deus? Perguntei. “Veja, está orando”. Notei de imediato um comportamento estranho: Suas pernas estavam posicionadas em um gesto de oração. Para mim não passava de um falso beato!  
Saber popular ou científico. É de pai para filho, hereditariedade, que a miscigenação de informações flui pelas gerações, sendo o estudo, o grande lapidador. E é através deste aparato que moldamos o nosso aprendizado. Então, o comportamento de orar do Louva-a-deus, que seria nada mais do que a posição das pernas anteriores em uma posição elevada, não tem nada de divino. Na verdade este inseto possui nos fêmures e tíbias anteriores um conjunto de espinhos fortes e adaptados para agarras as presas. Isso mesmo! O Louva-a-Deus é um predador voraz que dilacera qualquer inseto, mesmo sendo da própria espécie. Eu sabia! falso beato!
Existem mais de 1.500  espécies de falsos beatos. OPA! Vulgarmente conhecidos como Louva-a-Deus, ou melhor, por pertencerem à ordem Mantodea, são os mantídeos da classe Insecta! De maioria pertencente a países tropicais, o nome pode ter estreita relação à fé, pois os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, os da linha do Equador, da zona tropical, como o Brasil, apresentam os maiores índices da presença da fé na população. Agora, imaginemos a mesma situação só que com países da zona temperada. Suíça! Os mantídeos poderiam ser usados como marca dos famosos canivetes suíços. Abaixo o brasão com a cruz branca! Também com esta parafernália de espinhos: corta, serra, fura, pica. Algo como um produto Polishop! Seriam os insetos Canivetes! Prefiro os beatos...
Além de possuir aura de religiosidade e poderosa arma na captura da presa, os mantídeos apresentam ferocidade, combatividade e tenacidade de vida, e foi através destes atributos que há trezentos e cinquenta anos um mestre de luta, Wang Lang, observando e idolatrando a pequena audaciosa e ativa criatura, criou estilo Louva-a-Deus de auto defesa.
Assim são beatos e combatentes. Se ele Louva, é porque agradece a particularidade que faz deste inseto um ícone de beleza a que a natureza nos proporcionou. Louvemos também!


Veja um vídeo deste incrível inseto:




        Fonte:

Triplehorn, Charles A. Estudo dos Insetos. Ed 7ª. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

                              

0 comentários:

 
Download this Blogger Template From Coolbthemes.com